Ganbarimashou

VAMOS EM FRENTE, JUNTOS!

Os últimos anos foram marcados por experiências intensas. Foi um período turbulento e de muitas perdas, mas também do surgimento de um novo olhar para o mundo. Perseverança, resiliência e capacidade de superação se tornaram imprescindíveis em nível pessoal e coletivo.

Agora, estamos voltando a caminhar. Atividades e projetos são retomados aos poucos, mas com novos ideais. Todos trazemos o conhecimento e as transformações deste período tão desafiador.

O Festival inaugura uma nova fase em 2022, com firmeza e esperança. Somos parte de um movimento de retomada das atividades econômicas, sociais e culturais do país. Estamos de volta com ânimos renovados, e inspirados em uma expressão muito importante na cultura japonesa: “Ganbarimashou”.

“Ganbarimashou” ("Vamos fazer o nosso melhor”) é uma das variações da palavra “Ganbatte”/“Gambatte” (“Se esforce ao máximo”). Ela é usada para incentivar as pessoas nos estudos, nos esportes ou em qualquer outra atividade. A expressão é um dos grandes símbolos do povo japonês. Antes de qualquer desafio, pessoas dizem “Ganbatte kudasai” umas às outras. É uma forma amigável de se animarem a fazer o melhor possível.

Foram muitos os momentos em que o Japão se inspirou nas expressões “Ganbatte” e “Ganbarimashou”. Desde a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial ao esforço necessário para o milagre econômico que levou o país a se tornar uma das mais potências mundiais. Também foram fundamentais para motivar a população durante a reconstrução de áreas destruídas por catástrofes naturais.

Foi por isso que escolhemos um tema tão especial para 2022: o espírito de motivação de “Ganbarimashou”.

Gualtieri, Frank "Fg2" - Desabrochar das ameixeiras

HANAUME (FLOR DA AMEXEIRA) – O fim do inverno e o início da primavera

Em 2022, o Festival também se inspira nas flores da ameixeira, chamadas de “hanaume”, em japonês.

A ameixeira é uma árvore muito querida pelos japoneses. O período da floração é marcado por diversos festivais, chamados “ume matsuri”. Durante as festividades, a população visita parques públicos, santuários e templos, sempre atraídos pelas flores. Representações das flores da ameixeira também são frequentes nas artes e na cultura popular, assim como seu fruto, o “ume”, muito apreciado no país.

A flor da ameixeira tem aparência singela e delicada, mas representa persistência, perseverança, resiliência e superação, pois floresce na estação mais rigorosa, o inverno. Para o povo japonês, sempre atento às lições e transformações da natureza, o florecer da “hanaume” anuncia o fim do inverno e a chegada da primavera.

Assim, com força da palavra “Ganbarimashou” e o espírito de persistência das belas flores da ameixeira, o Festival 2022 convida todos a apreciarem a cultura japonesa. Desta vez, em uma edição especial, com sua retomada.

GANBARIMASHOU, BRASIL – BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Em 07 de setembro de 1822, D. Pedro I declarou a Independência do Brasil, um dos acontecimentos mais importantes de nossa história. As comemorações pelo bicentenário da independência serão realizadas em todo o país, inclusive em parceria com Portugal. A formação de um país independente, com identidade própria, foi um processo de lutas e conquistas. E o bicentenário revive a história, mas também possibilita novas releituras do período, que podem nortear o futuro do Brasil.

O Festival faz questão de se juntar às comemorações deste marco tão importante, celebrando a história do país que acolheu os primeiros imigrantes japoneses em 1908. Hoje, mais de um século depois, os nipo-brasileiros descendentes dos imigrantes fazem parte do Brasil e sonham com um futuro de prosperidade e oportunidade para todos. Por isso, Vamos Juntos! É hora de nos unirmos por este propósito e desafio!

FONTE

Japão em foco.com.br |japan-guide.com | wikimedia.org |Todo dia.jp