Programação

O Festival, o Japão na Bahia!

A programação de 2019 está repleta de novidades. São mais de 30 horas de evento e três palcos, com música, ilusionismo, cultura pop e toda a riqueza cultural do Japão aqui na Bahia!

KyudoFoto: Nathalia Miranda

Sumô

O Festival possui atrações para toda a família, incluindo games, mangás e cosplay para os mais jovens.
Sumô, Aikidô, Kendô, Karatê, Kyudo, Iaidô, Judô e a tradição das artes marciais milenares também estão aqui para os que preferem a filosofia dos mestres samurais.

Da magia das histórias em quadrinhos para o Festival de Cultura Japonesa de Salvador, MÔNICA E CEBOLINHA, da Turma da Mônica de Maurício de Souza, vêm entreter crianças e adultos.
O encontro com os personagens é uma forma de transformar as histórias em quadrinhos em experiências ao vivo. Mônica e Cebolinha vêm encontrar seus fãs no ESPAÇO HIKARI – em breve divulgação dos horários.

Mônica e Cebolinha

Kenko Taisso

Beisebol

Corpo e espírito saudáveis: venha conhecer também a proposta da ginástica que movimenta jovens, adultos e a terceira idade no Festival, o KENKO TAISSO. Ao som de melodias especiais, a prática do alongamento e flexibilidade se torna lúdica e inesquecível.
O BEISEBOL, esporte que atrai multidões em diversos países, também tem sua versão no Festival, com uma experiência voltada para a faixa mirim, onde a garotada aprende as regras e a prática de arremesso e rebatidas.

Conhece o BASTON, Baton Twirling? Muito difundido no Japão, sua proposta é manter mente e corpo saudáveis. A música tradicional japonesa corre o mundo e a proposta do KAITO SHAMIDAIKO, grupo folclórico, é unir o estilo japonês do shamisen a outros instrumentos de origem ocidental, criando um estilo próprio.

Grupo Baston da PL (Perfect Liberty)

Kaito Shamidaiko

Kirigami

Oficina de Culinária

Você se interessa por arte e cultura do Japão, com sua estética, filosofia e ensinamentos? Venha participar das OFICINAS CULTURAIS, como cerimônia do chá, origami, kirigami, exposição de bonsai, Ikebana, culinária e muito mais.

A Bahia musical adora os tambores japoneses, o taikô, que nas batidas do GRUPO CULTURAL WADÔ (BA) e do grupo RYUKYU KOKU MATSURI DAIKO-RKMD (SP) vem para cativar o público com ritmos tradicionais e contemporâneos.

Grupo Wado

Ryukyu Koku Matsuri Daiko - SP

Isa Toyota

Shaka

A música japonesa chega em destaque com ETSUKO NISHIURA, campeã em concursos musicais da Região Sudoeste (SP), e ISA TOYOTA, campeã de diversos concursos brasileiros de canções internacionais. ROBSON SHINDE (SHAKA) vem com o título de campeão de concurso de canto 2012, realizado no Japão. Seu estilo eclético vai do tradicional Enka ao rock japonês. Para o Festival, ele traz um show dedicado ao ESTILO ANIME/TOKUSATSU.

Os Ilusionistas EDSON E KEVIN IWASSAKI, de São Paulo, trazem para os adultos e crianças o universo da mágica, com números inéditos. Já a dança ODORI, com presença marcante na cultura milenar japonesa, vem representada pelo GRUPO TOTTORI SHAN SHAN KASSA ODORI, com a dança do guarda-chuva.

Edson e Kevin

Tottori Shan Shan Kassa Odori

Miss Nikkey - Bahia

Desfile Cosplay

A beleza nipônica pode ser apreciada no CONCURSO MISS NIKKEY - BAHIA 2019, cuja vencedora será nossa representante para as finais nacionais em São Paulo. Para participar do concurso é só se inscrever no site www.missnikkey.com.br. O DESFILE COSPLAY é destaque no Festival, quando jovens recriam seus personagens favoritos e interagem com o público como celebridades. Confira o regulamento em breve.

As tradições da cultura japonesa passam de geração a geração. O ODORI - dança tradicional japonesa, é representada pela ESCOLA DE LÍNGUA JAPONESA DE SALVADOR.
Ao entardecer, o público se reúne para a realização da PARADA BON ODORI, com a prestigiada homenagem aos antepassados – o BON ODORI.

Escola de Língua Japonesa de Salvador

Parada Bon Odori

O Festival traz ainda um evento exclusivo esse ano, o EXPO BONSAI 2019, O público baiano tem a chance de apreciar uma das mais belas expressões da cultura japonesa, o bonsai, as árvores em miniatura. Os padrões adotados no concurso serão em conformidade com os do Japão e da Europa. Conheça o regulamento e se inscreva pelos links ao lado.

Concurso Bonsai

Em breve

Programação dos Palcos

Haru, Natsu e Hikari

Programação

Oficinas Culturais

Regulamento

Desfile Cosplay