Programação

FESTIVAL, SEMPRE JUNTOS, EM FRENTE – UM GRANDE TIME!

Ganbarimashou, público da Bahia! Depois de dois anos, estamos de volta. Um time de organizadores, artistas e esportistas cheio de energia e positividade. Estamos todos prontos para um novo Festival!

Que tal começarmos com um giro nas atrações que compõem o Festival 2022? Preparamos uma programação intensa para este reencontro. Para iniciarmos, nada melhor do que a clássica mistura de música e dança do tradicional BON ODORI.

Bon OdoriFoto: Nathalia Miranda

Bon Odori

O BON ODORI é uma festividade muito popular que ocorre sempre no verão japonês. É um momento de comunhão do grupo e agradecimento os antepassados pelas bençãos da vida. O Bon Odori foi trazido para o Brasil pelos imigrantes japoneses, mas com o tempo se difundiu pelo país e se tornou um símbolo muito forte para aqueles que apreciam a cultura japonesa.

CONCURSO MISS NIKKEY – BAHIA - A Beleza nipônica em destaque.
A Bahia se destaca mais uma vez no Miss Nikkey Brasil. Nossa representante, Keiko Takaoka Sode Cavalcante foi a grande vencedora do Miss Nikkey Brasil 2022.

Venha torcer para eleger a nova representante da beleza Nikkey da Bahia. A ganhadora do concurso, realizado durante o Festival 2022, representará o estado na final nacional, em São Paulo.

O concurso é uma oportunidade para descendentes japonesas construirem uma carreira artística. Quer participar? Conheça mais em www.missnikkey.com.br. Inscrições até 13/08/2022.

Miss Nikkei 2019

Miss Nikkei 2022

Kendi Yamai / Isa Toyota / Takeshi Nishimura

TIME DE APRESENTADORES DO FESTIVAL 2022:

Alegria, bom humor e diversão nos palcos do festival!

KENDI YAMAI (@kendiyamai) Com atuação em diversos programas de TV e novelas, projetou-se nacionalmente como ator. É apresentador oficial do concurso de beleza Miss Nikkey e participa ativamente de concursos cosplay em festivais da cultura japonesa pelo país.

ISA TOYOTA (@isinha_toyota) Cantora com prêmios nacionais e internacionais, apresenta festivais de cultura japonesa em todo o Brasil. Também compartilha seu conhecimento sobre música japonesa como influencer digital, no seu canal no Youtube.

TAKESHI NISHIMURA (@nishimura_takeshi) - Cantor premiado nacionalmente em concursos de música japonesa. Apresentador nos principais eventos da colônia japonesa no Brasil. Membro do Grupo Yuubi Japanese Dance Company de São Paulo.

TIME DE ARTES MARCIAIS

O “Budô” são as artes ou caminhos marciais de origem japonesa. Essas artes retratam a história de um universo rico em tradições que transpôs as barreiras do tempo. Inicialmente ligado a guerras e confrontos, o Budô se transformou e ganhou o mundo como uma ferramenta educacional de caráter formador, em benefício do desenvolvimento pessoal. Assim, passou a priorizar a paz entre os povos.

Esportistas de kendô, jojô, iaidô, aikidô, sumô, judô e karatê trazem juntos a milenar arte do budô para o Festival!

Confederação Brasileira de Kendô – @cbkendo

Associação Inter-Regional de Aikidô da Bahia

Federação Paulista de Sumô – Liga Esportiva

Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Judô – Taperoá (@judotaperoa)

Associações Bushidô-Kan, Samurai-Ryu e ASKAPRO (filiadas à Federação Baiana de Karatê) (@bushidokankaratebahia)

TIME DE ARTISTAS

Música, lendas asiáticas, o universo fantástico dos balões, magia, espetáculos para todas as gerações!

REATMO - Atração Internacional

Beatboxer e multivocalista, REATMO cria apresentações audiovisuais com forte influência de música eletrônica e diferentes técnicas vocais.

É também produtor musical com extensa produção, tendo vencido o Beatbox Battle Championship (Estados Unidos) aos 19 anos. Primeiro artista do gênero a ter se apresentado no Festival SXSW (EUA), Paris Fashion Week (França), Summer Sonic (Japão) e Festival EDM Electrox (Japão), além de turnês em mais de 30 países.

Suas performances foram aclamadas por membros dos grupos Maroon 5 e Linkin Park.

Site oficial: https://www.reatmo.net

CHARLES EMMANUEL

APRESENTAÇÃO ÚNICA – dia 26/08/2022 – sexta feira

Charles Emmanuel é um dos dubladores mais conhecidos dos fãs de animes, cartoons e filmes do Brasil e estará pela primeira vez no Festival. Em uma conversa aberta ao público, o dublador responde perguntas sobre seu trabalho e o processo criativo por trás das vozes de alguns de seus personagens mais memoráveis, como: Rony Weasley (Harry Potter), Ben 10, Perna-de-Peixe (Como Treinar seu Dragão), dentre outros. Em Tenma (CDZ The Lost Canvas), foi premiado com Oscar de Dublagem na categoria “Melhor Dublador de Anime 2011”.

Instagram: @charles_weasley

BANDA PERCUSSIVA OLODUM NEW GENERATION

APRESENTAÇÃO ÚNICA – dia 28/08/2022 – domingo

Formada pelos jovens instrumentistas do projeto social Olodum, em Salvador (BA) é um grupo percussivo composto por talentos, que executam ritmos que alcançaram o mundo, através do Olodum.

A Escola de Música OLODUM, fundada há 38 anos, exerce um papel fundamental na educação e transformação social de jovens através da música, ressaltando as raízes culturais e defendendo valores de combate à desigualdade e racismo em suas ações.

LUCIANO TAKEDA – O Mago dos Balões (@lucianotakeda1)
Que tal uma viagem ao fantástico mundo dos balões? Não perca a chance de conhecer de perto sobre a técnica que usa balões para criar esculturas apaixonantes.

SHISHIMAI DE OKINAWA (@yuriki.kizuna)
Shishimai é uma dança tradicional da ilha de Okinawa, no Japão, em homenagem a “Shishi”, o leão mitológico símbolo da proteção. Venha curtir este ser mágico no espetáculo do grupo artístico Yuriki no Kizuna Eisá Daiko (Grupo de Eisá Taiko Laços de Amizade), de São Paulo.

EDSON IWASSAKI E KEVIN IWASSAKI (@keviniwassaki)
Ilusionismo: Emoções intensas e mágicas inesquecíveis no palco de Festival, com Edson e Kevin Iwassaki. Edson é fundador do grupo Projeto Ilusionismo e orientador do curso “Mundo da Mágica”, voltado à iniciação de artistas circenses na SP Escola de Teatro. Kevin trabalha com mágica desde os 8 anos de idade, com ampla carreira em programas televisivos.

MÚSICA E DANÇA QUE UNEM OS CORAÇÕES!

GRUPO CULTURAL WADÔ (@grupowado)
O Taikô, como são chamados os tambores japoneses, tem uma forte sonoridade que cativa a todos. Assim são as performances do Grupo Cultural Wadô, um coletivo formado por jovens baianos que se apresenta e conduz workshops em diversas cidades da Bahia. Sempre movidos pelo lema “unidos em um só tom!”.

GRUPO MITSUBA (@grupomitsuba)
O Yosakoi Soran é uma dança contemporânea japonesa inspirada no Soran Bushi, um estilo de dança e música tradicional da região de Hokkaido, no Japão. No Festival, a arte é apresentada pelo Grupo Mitsuba, que se inspira no trabalho dos pescadores da região norte do Japão para criar danças vibrantes, alegres e de muita energia.

QUE TAL CANTAR E DANÇAR COM ESTE TIME?

A música não tem fronteiras. No Festival, os ritmos se tornam universais!

RICARDO NAKASE (@rickakio)
Cover do cantor japonês Mikawa Kenichi, o artista participa de diversos festivais da cultura japonesa pelo Brasil, com estilo musical variado e performances com figurino sempre impactante e muito colorido.

CHERRIE TEAM (@cherieteam)
Grupo de dança criado em 2017, em Salvador, o Chérie Team apresenta covers de Pop, J-Pop e K-Pop. Com participações em eventos e competições em diferentes cidades da Bahia, o grupo traz ao Festival um repertório especial.

TEAM RUZ8 (@teamruz8)
O Team RuZ8 é uma equipe de dança montada em 2014 por admiradores da cultura pop asiática, com diversos prêmios na área. O grupo formado por jovens traz para o Festival 2022 uma performance de J-POP inédita.

DENILSON FELIX (@denilsonfelixxoficial)
Anime Song. O artista é conhecido por criar versões em forró de diversos temas populares de animes e tokusatsus. Venha conhecer as versões das músicas temas de Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Naruto, Bleach, JoJo's Bizarre Adventure, Jaspion e muito mais! Todas recriadas em um dos ritmos mais populares do Brasil.

FESTIVAL EXPERIENCE!

Uma imersão na cultura, tradições e tecnologia japonesa

Oficina de Culinária Japonesa

O Festival traz para realização das oficinas de culinária, 03 grandes nomes da gastronomia japonesa, que atuam em São Paulo e em Salvador. Não perca!

CHEF MARLENE FUKUSHIMA
Pesquisadora da história da culinária japonesa e vice-presidente da Comissão de Divulgação da Gastronomia Japonesa do Bunkyo de São Paulo. É proprietária do Buffet Hanayori e do Curso de Culinária Japonesa, em São Paulo.

CHEF MARY SUGIMOTO
Formou-se no curso avançado da Escola Amano de Gastronomia Japonesa e aprofundou seus conhecimentos na All Japan Sushi Academy, da cidade de Nagoya no Japão. Foi proprietária do restaurante Obentô do Blog da Mary, em São Paulo, atualmente, produz conservas e alimentos da marca Heiandoori.

CHEF RODRIGO ÁVILA
Chef executivo e proprietário do restaurante Urban Sushi (Salvador -BA), com vasta experiência em cozinha internacional, atuou em hotelaria e restaurantes, dentre estes, Gran Hotel Argentino, Hotel Panamericano e Sushi Club, na Argentina.

CHEF ANDRÉ MATIAS
Com experiência como Sushiman Chef, em diversos empreendimentos de Salvador (BA) é fundador e proprietário do SushiMathias. Atualmente é graduando no curso de gastronomia, com especialização em culinária oriental.

Realidade Virtual, Tecnologia e Arte

SKY BRIDGE - PONTE DO CÉU

A Fundação Japão em São Paulo, traz ao Festival, o Sky Bridge Experience, um encontro entre o Brasil e o Japão através das constelações.

O conteúdo do projeto Sky Bridge-Ponte do céu, originalmente desenvolvido para os planetários no Japão, sendo convertido especialmente para a plataforma VR (realidade virtual), resultando no Sky Bridge Experience.

O projeto une duas culturas, japonesa e brasileira, e contou com a participação de músicos e artistas de ambos os países na produção. A experiência virtual (VR) tem duração de 15 minutos e 37 segundos. As inscrições serão realizadas no local.

OBS: Recomendado para maiores de 8 anos. Consulte maiores informações sobre a sessão VR, no local.

II EXPOBONSAI

Exposição de Bonsai está de volta, após imenso sucesso em 2019.

A palavra Bonsai, significa "cultivado, plantado em bandeja ou vaso". É uma técnica utilizada em árvores com o objetivo de “miniaturizá-la” inspirando-se em formas existentes na natureza.

A beleza desta arte milenar simboliza a paz, a harmonia, o equilíbrio, a paciência, a felicidade e a honra.

Você poderá apreciar esta tradição oriental aqui no Festival!

AGUARDEM, MAIS ATRAÇÕES EM BREVE!