OFICINA DE CULINÁRIA

Você aprecia a culinária japonesa? Imagine-se saboreando uma variedade de pratos, desde o delicado sushi até o saboroso ramen. O Japão é um país rico em gastronomia, e o Festival traz um pedaço dessa deliciosa culinária tradicional. Se você tem curiosidade sobre este tema, continue conosco ao longo deste texto e descubra mais sobre as maravilhas da cozinha japonesa.

A culinária tradicional japonesa é centrada no arroz branco (hakumai), e qualquer outro prato servido posteriormente, como peixe, carne, legumes e conservas, são considerados acompanhamentos chamados de okazu. Utiliza-se o hashi, talheres originários da China, compostos por dois bastões de madeira, plástico ou metal, como talheres principais.

PROGRAMAÇÃO OFICINA DE CULINÁRIA

As refeições são nomeadas de acordo com o número de acompanhamentos que vêm além do arroz e da sopa. A refeição mais simples, chamada de ichijū-issai (refeição de um prato), inclui uma sopa, arroz e algum acompanhamento – geralmente legumes em conserva. O café da manhã típico, consiste em missoshiru (sopa de soja), arroz e legumes. A refeição mais comum, conhecida por ichijū-sansai, inclui uma sopa e três acompanhamentos ou uma sopa, arroz e três acompanhamentos preparados de diferentes maneiras através de diferentes técnicas.

Estes acompanhamentos variam entre peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor. Ainda assim, outros pratos fritos, empanados ou agridoces podem substituir os pratos cozidos. O Ichijū-sansai normalmente se encerra com conservas como o umeboshi e chá verde.

Workshop Culinária Infantil

Este ano, o Festival da Cultura Japonesa traz uma novidade especial para as crianças: um workshop de culinária infantil com a renomada chef Marlene Fukushima! Com o intuito de promover a cultura japonesa de forma divertida e educativa, o evento oferecerá às crianças a oportunidade de aprender a preparar uma receita tradicional do Japão, o Onigiri, estilizado pelas próprias crianças. O workshop, que acontecerá nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, promete ser uma experiência única, onde os pequenos chefs poderão explorar novos sabores e técnicas culinárias enquanto se divertem e se conectam com a rica tradição japonesa. Além de um momento feliz entre pais e filhos, os alunos terão a oportunidade de degustar os onigiris que produzirem e levar para casa uma ficha de receita completa para reproduzir o prato. Não perca a chance de participar dessa aula inesquecível com a talentosa Marlene Fukushima!

Conheça os Chefs que estarão no Festival 2024!

Marlene Fukushima

Iniciando seus estudos sobre a culinária japonesa desde muito cedo, especificamente aos 7 anos, Marlene é chef e vice-presidente da Comissão de Divulgação de Gastronomia Japonesa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, pesquisadora, professora da culinária japonesa, proprietária do Buffet Hanayori e da Oficina de Comida Caseira Japonesa.

Mary Sugimoto

Formada no curso avançado da Escola Amano de Gastronomia Japonesa e na All Japan Sushi Academy no Japão, Mary produz conservas e alimentos da marca Heiandoori e atua como segunda vice-presidente da Comissão de Divulgação da Gastronomia Japonesa do Bunkyo de São Paulo. Além disso, através da memória afetiva nos pratos e na convivência com os cozinheiros japoneses do pequeno restaurante que seus avós maternos tinham no bairro da Liberdade, em São Paulo, Mary Sugimoto constrói sua identidade culinária de forma afetiva e nostálgica, o que lhe rendeu aclamação por este estilo único de cozinhar

Rodrigo Avila

Formado em Buenos Aires, Rodrigo Avila é um chef argentino com autoridade em gastronomia asiática na Bahia. Com mais de 15 anos de experiência, sua marca registrada é o restaurante Nemukta, pioneiro no estado a oferecer o Ramen e outros pratos típicos do Japão. Seus conhecimentos e habilidades são compartilhados como consultor gastronômico, professor e chef de cozinha.

André Matias Lima dos Santos

André Matias, ou Mathias Sopi, como é mais conhecido profissionalmente, começou a se interessar pela culinária japonesa ao realizar o curso de gastronomia no SENAC.  Mesmo não tendo laços afetivos com a culinária japonesa, o chef Sopi conseguiu vencer barreiras, aprimorou técnicas, desenvolveu habilidades de manusear produtos e utensílios japoneses, se tornando um sushiman chef de prestígio e referência de qualidade e criatividade no ramo.

Roberto Shibakura

Com vasto conhecimento sobre shoyu e outros molhos japoneses, bem como seu uso em em receitas, Roberto Shibakura é Embaixador da Kikkoman do Brasil, onde trabalha há mais de 7 anos. Ele é neto de japoneses e nasceu no Brasil, mas viveu por muitos anos no Japão, onde estudou gastronomia e trabalhou com a arte da culinária.

Pular para o conteúdo